Menu

sábado, 29 de junho de 2013

Menino revela sua fé em Jesus em vídeo gravado antes de morrer: As ruas são de ouro e Deus estará comigo

Silas, vítima de câncer raro, emociona em depoimento sobre o céu: “As ruas são de ouro e Deus estará comigo” - Assista ao vídeo

Silas  Edenfied faleceu aos 4 anos, vítima de um tipo raro de câncer. Antes de sua partida, Silas deixou uma mensagem gravada em vídeo, marcada pela fé e pela esperança.

Gravado por sua mãe, Silas diz que ir para o céu faz parte de seu desejo: “Eu simplesmente amo o céu e queria estar lá o tempo todo”, diz.

Ele ficou famoso nos Estados Unidos pelo Facebook, onde seus pais mantem a página chamada “Praying for Silas” (Orando por Silas), onde rpostavam as tentativas do menino para superar o hepatoblastoma, câncer que atinge o fígado e ocorre em crianças de pouca idade.

No emocionante diálogo, nota-se que Silas e sua mãe sabiam da gravidade da doença, mas não se assustavam.
-Você vai ter um novo corpo no céu?”, pergunta a mãe.

-Sim, responde Silas.
-Como seu corpo vai ser?
-Sem câncer… E eu nunca vou ficar doente!, responde Silas, animado.
-Você vai estar sozinho no céu?, especula a mãe do menino.
-Não. Deus estará comigo. Sabe qual é minha parte favorita sobre o céu? É que todas as ruas são de ouro. E minha segunda coisa favorita é que tudo é muito bom no céu… E Jesus e Deus estarão comigo!

Dias antes da morte do menino, os pais publicaram uma mensagem revelando que estava preparados para a perda. “O Senhor irá curar Silas, seja aqui na Terra, ou levando Silas para o céu onde ele receberá seu novo corpo e estará para sempre com Jesus! Seja o que Deus escolher, nós o glorificaremos! Silas não tem medo e está entusiasmado em ir para o céu e ganhar seu novo corpo. O Senhor nos diz para não termos medo porque Ele está conosco. Se Ele está conosco, não temos nada a temer”.

Após o falecimento de Silas Edenfield, a mensagem dos pais às 50 mil pessoas que curtiram a página “Praying for Silas” era de conforto: “Silas está em casa com o Senhor, sem mais sofrimento, sem mais dor. Ele está curado completamente”.

Agora, os pais de Silas Edenfield trabalham na arrecadação de fundos para contribuir com as pesquisas em busca da cura do câncer infantil, de acordo com informações do Christian Post:

Assista ao depoimento de Silas:

RBS TV, afiliada da Globo, usa diabo “bonzinho” em comercial para crianças e gera polêmica com cristãos

RBS TV, afiliada da Globo, usa diabo “bonzinho” em comercial para crianças e gera polêmica com cristãos
Uma campanha pela melhoria da educação com uma mensagem inusitada, voltada para crianças, está causando polêmica entre cristãos. Intitulada “A Educação Precisa de Respostas”, a campanha é levada ao ar pela RBS TV, que é afiliada à Rede Globo.
O vídeo da campanha foi apresentado no último dia 11 de junho, e traz um musical em que os personagens Diabo, Bicho-Papão, Mula Sem Cabeça, Bruxa Malvada, e o Boi da Cara Preta dizem ser atenciosos com a educação de seus filhotes e pedem maior atenção com as escolas, de acordo com o site da emissora.
A iniciativa havia sido lançada em 2003, e agora, a RBS resolveu reeditar a campanha: “Acreditamos que, ao trazer de volta personagens tão queridos, vamos engajar um público mais amplo, especialmente as crianças e os adolescentes, sem perder a consistência de conteúdo que requer esse assunto tão relevante para o desenvolvimento do nosso país”, declarou Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Adminitração do Grupo RBS.
Eduardo Sirotsky Melzer, presidente executivo do Grupo RBS, a campanha se justifica pela obrigação da emissora em se empenhar no tema: “A educação abre as portas para um mundo de inovação e conhecimento e é o que faz diferença e dá condições de realização na vida das pessoas. Com os monstrinhos, queremos conquistar a adesão da comunidade para essa bandeira”.
Confira ao vídeo da campanha:
Repercussão
Nas redes sociais, as reações à campanha foram diversas, com pessoas manifestando desde apreço até repúdio pela iniciativa de vincular a imagem de personagens folclóricos e do diabo à educação.
Uma avó publicou na página da campanha no Facebook um depoimento dizendo que seus netos “adoravam” os personagens: “Emylly de 5 anos adora o diabinho e a bruxinha, e o Bernardo gosta do boi da cara preta e bicho-papão. Afinal eles gostam de todos. Gostaria de saber como conseguir os adesivos dos monstrinhos para eles pois, sou uma avó que ama seus netos”, escreveu Greice Lopes.
A reação, no entanto, não foi semelhante por parte de uma menina, que repudiou a campanha: “Meu nome é Valentina, eu tenho 8 anos. Eu posso ser pequena mas acho uma palhaçada essa coisa de diabo. Querem que nos dormimos com monstros. Diabo existe, porque se existe o bem existe o mau”, protestou.
No Twitter, o internauta Samuel Rodrigo ironizou a emissora pela campanha: “Uma vez as crianças aprendiam que Deus era o papai do céu, o bonzinho e o Diabo era o malvado. Agora a RBS igualou tudo”.

Marcha para Jesus em São Paulo reune 2 milhões de pessoas; veja fotos, videos, pregações, testemunhos e depoimentos


Nesse sábado São Paulo está recebendo sua 21ª edição da Marcha para Jesus, que nesse ano tem como tema “Novo Tempo”. O evento, que é organizado pela Igreja Renascer em Cristo, reúne cerca de 2 milhões de pessoas que caminharam da Praça da Luz até a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, na Zona Norte de São Paulo, no evento que começou às 10h deste sábado (29).
O público estimado no evento é duas vezes maior que o da edição de 2012. Os números de publico foram dados pelo apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer, que preside o evento. Ele afirma que o grande público presente nessa edição da Marcha foi motivado pelas manifestações que tomaram o país nas últimas semanas. A PM estima que, por volta das 15h, o público era de cerca de 400 mil pessoas.
- Acredito que muitas pessoas foram motivadas pelas manifestações a estar marchando também – declarou Hernandes, segundo o G1.
A realização do evento demandou grandes intervenções no trânsito da capital paulista. Para garantir a segurança da Marcha, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueou diversos corredores de tráfego da cidade. No início da tarde o congestionamento causado pelas intervenções no trânsito eram estimados em quase 30 km. Cerca de dois mil ônibus, de caravana de várias partes do Brasil, foram alocados em bolsão reservado pela CET.
Na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, o público acompanha shows de bandas e grupos como Renascer Praise, Diante do Trono, Aline Barros, Ao Cubo, Inesquecível, Asaph Hernandes, Davi Sacer, Regis Danese, Mariana Valadão, André Valadão, Cassiane, Thalles Roberto, Marcelo Aguiar e Fernandinho. O evento acontece até às 20h30.
Além do apóstolo Estevam Hernandes, um dos responsáveis pela organização do evento, a Marcha conta também com a participação de conhecidos líderes evangélicos, como o pastor Silas Malafaia, líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e o deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
marcha-para-jesus-2013-feliciano
Feliciano subiu em um trio elétrico vestindo uma camiseta da Marcha com a frase: “Eu represento vocês!” escrita nas costas. A frase seria uma resposta do deputado às polêmicas que esteve envolvido desde que assumiu a presidência da comissão, visto que seus maiores opositores, os ativistas gays, pedem sua saída da comissão afirmando que o parlamentar não os representa.
- Eu represento um segmento conservador da sociedade, um segmento família da sociedade. Esses aqui eu represento – afirmou Feliciano.
A assessoria de imprensa da Marcha Para Jesus, afirmou que a presença de Feliciano foi uma “surpresa”, já que o deputado não havia confirmado presença até a véspera.
Além das personalidades evangélicas e artistas gospel, o palco do evento recebeu discursos de autoridades do poder Executivo, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e p ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), que afirmou: – É uma festa maravilhosa, da cidadania, um presente para São Paulo. Eu, como prefeito, participei de várias edições. É um dia de muita festa.
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) também compareceu à Marcha, e foi vaiado ao subir ao palco e anunciar que falava em nome da presidente Dilma Rousseff. Ele ainda parabenizou o Apóstolo Estevam e a Bispa Sonia Hernandes pela organização pacífica do evento.
marcha-para-jesus-2013-cartazes
Várias pessoas presentes no evento manifestaram seu apoio ao projeto que mais causou controvérsia desde que Feliciano se tornou presidente da Comissão de Direitos Humanos, apelidado de “cura gay”. Apoiadores do projeto carregavam faixas com os dizeres “Cura Gay, uma mentira dos ativistas gays”.
Os fiéis levaram também outras faixas para a marcha, entre elas uma escrita “Procurando Lula” e outra “Manifestação pacífica tem limite. Fora baderna e vandalismo”, em referência ao vandalismo que tem marcado vários dos recentes protestos pelo país.
Os protestos não motivaram apenas o grande público do evento, mas também uma série de manifestações dos fiéis presentes na Marcha, que empunhavam cartazes com dizeres inspirados nas frases que ficaram famosas durante as manifestações de cunho político. Durante a marcha era comum encontrar cartazes com frases como “#vemprarua falar de Jesus”, “vem pra rua marchar com Cristo” e “Brasil contra cristofobia”, além de muitas pessoas com os rostos pintados de verde e amarelo.
Além disso, boa parte dos participantes incorporou os temas abordados nas últimas semanas nas ruas, segundo o Terra. Assim como nos protestos que acontecem em várias cidades brasileiras, fiéis carregavam cartazes pedindo melhora na qualidade dos serviços públicos, como saúde, educação e transporte.
- Os evangélicos representam uma fatia considerável da população brasileira. Já estamos cansados de ver tanta coisa errada e precisamos também nos posicionar – afirmou o professor Daniel Azevedo, 38 anos, que levava uma faixa com a frase: “Jesus é 10, educação e saúde é zero”.
- Tem que ir para as ruas mesmo, desde que seja pacífico a gente apoia – concordou a química Patrícia Neves, 31 anos, que também carregava a faixa.

Fotos da Marcha para Jesus em São Paulo:

marcha-para-jesus-2013-13
marcha-para-jesus-2013-06
marcha-para-jesus-2013-08
marcha-para-jesus-2013-07
marcha-para-jesus-2013-05
marcha-para-jesus-2013-04
marcha-para-jesus-2013-03
marcha-para-jesus-2013-02
marcha-para-jesus-2013-01
marcha-para-jesus-2013-12
marcha-para-jesus-2013-11
marcha-para-jesus-2013-10
marcha-para-jesus-2013-09
marcha-para-jesus-2013-20
marcha-para-jesus-2013-19
marcha-para-jesus-2013-18
marcha-para-jesus-2013-17
marcha-para-jesus-2013-16
marcha-para-jesus-2013-15
marcha-para-jesus-2013-14

Vídeos da Marcha para Jesus em São Paulo:

Declaração do pastor Silas Malafaia no palco da Marcha:
Por Dan Martins, para o Gospel+

Garanhuns vai perdendo árvores históricas


De uns anos pra cá, várias árvores nas principais avenidas de Garanhuns estão sendo derrubadas. Desde o governo anterior que ficou comum ver no chão árvores centenárias. As retiradas no ano passado foram dadas como mortas e foram retiradas por segurança para a população.

Este ano está tendo sequência, principalmente no centro da cidade e na Av. Rui Barbosa. Segundo os responsáveis, as árvores estão morrendo por que não tiveram o cuidado com o tempo, estão doentes.

Por falar em árvores, Ferreira Costa já retirou dezenas de eucaliptos do terreno que ocupa um quarteirão no bairro de Heliópolis, que pertencia aos Lundgren. A área sempre valorizou a região como se fosse um parque, embora não tenha sido aberto à visitação do público, somente durante o Festival de Inverno quando acontece o projeto cultural do Casarão, sob a responsabilidade do SEBRAE.

Conta-se que Ferreira Costa vai construir um grande empreendimento na área e que a retirada das árvores tem autorização.

SINAL DIGITAL da TV Asa Branca em Garanhuns já está em fase de teste. Confira.


Conforme informado em primeira mão aqui no blog, a TV Asa Branca já está com seu Sinal Digital ATIVADO (fase de teste). Quem quiser conferir é só fazer a busca automática de canais em seu televisor (que obtenha conversor), o canal está sintonizado no 2.1

Imagem de ALTA DEFINIÇÃO.
PARABÉNS TV ASA BRANCA

A TV Asa Branca cumpriu o prazo que nos haviam passado, que seria antes do Festival de Inverno, para a implantação do sinal digital em Garanhuns. O sinal digital já está à disposição da população de Caruaru, onde fica a sede da empresa de comunicação, e Garanhuns é a primeira sucursal a receber o investimento.

Com o sinal digital disponível, as pessoas que tiverem televisores HD terão qualidade de melhor que DVD na TV, e vale lembrar que melhora a qualidade em todos os meios, inclusive muita gente tem celular e tablet com receptor de TV que poderá assistir em todos os lugares, assim será comum ver as pessoas por aí assistindo a TV Asa Branca nas filas de banco, nos restaurantes, etc. Mesmo para os televisores antigos, de tubo, a melhora da qualidade será percebida facilmente.

Creio até que haverá um aumento na audiência local, por dois motivos. O primeiro é a facilidade do acesso, fazendo com que as pessoas assistam a TV nos seus aparelhos como celular e tablet, e a outra pelo retorno de muita gente que estava com parabólica e vai poder ver a Globo local com melhor qualidade, trazendo de volta este telespectador.

Um grande investimento para a cidade.

Campeonato de Jiu-Jitsu acontece neste fim de semana em Garanhuns



Neste sábado (28) e domingo (29), ACONTECE, nas dependências do Ginásio do SESC/Garanhuns, o Campeonato Pernambucano de Jiu-Jitsu tradicional. O evento está sendo estruturado pela Federação de Jiu-Jitsu Tradicional do Estado de Pernambuco e conta com o apoio do Governo Municipal por meio da Diretoria de Esportes.

A competição recebe cerca de 400 atletas e a entrada é franca.. 

Depois das manifestações, despenca popularidade de Dilma

Pesquisa Datafolha finalizada ontem mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff desmoronou.

A avaliação positiva do governo da petista caiu 27 pontos em três semanas.

Hoje, 30% dos brasileiros consideram a gestão Dilma boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos que irradiou pelo país, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.

A queda de Dilma é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada.

Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%).

Em relação a pesquisa anterior, o total de brasileiros que julga a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8.

Neste mês, Dilma perdeu sempre mais de 20 pontos em todas regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.

O Datafolha perguntou sobre o desempenho de Dilma frente aos protestos. Para 32%, sua postura foi ótima ou boa; 38% julgaram como regular; outros 26% avaliaram como ruim ou péssima.

Após o início das manifestações, Dilma fez um pronunciamento em cadeia de TV e propôs um pacto aos governantes, que inclui um plebiscito para a reforma política. A pesquisa mostra apoio à ideia.

A deterioração das expectativas em relação a economia também ajuda a explicar a queda da aprovação da presidente. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%.

A expectativa de que a inflação vai aumentar continua em alta. Foi de 51% para 54%. Para 44% o desemprego vai crescer, ante 36% na pesquisa anterior. E para 38%, o poder de compra do salário vai cair --antes eram 27%.

Os atuais 30% de aprovação de Dilma coincidem, dentro da margem de erro, com o pior índice do ex-presidente Lula. Em dezembro de 2005, ano do escândalo do mensalão, ele tinha 28%.
Com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a pior fase foi em setembro de 1999, com 13%.

Em dois dias, o Datafolha ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos (RICARDO MENDONÇA) 

Fonte: Folha de São Paulo em 29/06/2013

UPE-Campus Garanhuns contará com atividades da 65ª Reunião Anual da SBPC‏


Pela primeira vez em 65 anos, a Reunião Anual da SBPC contará com dois dias dedicados a Educação – a SBPC Educação - que irá capacitar cerca de 15 mil professores da rede pública local. Esta capacitação acontecerá nos dias 16 e 17 de julho. A Reunião Anual tradicional acontece de 21 a 26 do mesmo mês, na capital pernambucana. Este ano, o tema do encontro é “Ciência para o novo Brasil”.

A programação da SBPC Educação é toda voltada para a qualificação dos professores, que acontecerá simultaneamente nas cidades de Recife, Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Serra Talhada, e contará com palestras de professores convidados pela SBPC.

Em Garanhuns, as atividades da 65ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, acontecerão na Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. A programação oferece mesas redondas, conferências e minicursos, sendo no total de 20 atividades e mais de 2300 vagas distribuídas entre eles.

O diretor da UPE- Campus Garanhuns, prof. Clovis Gomes, diz que a comunidade acadêmica, e principalmente os professores da Rede Pública têm uma oportunidade imperdível. "A SBPC é o maior evento do gênero em nível nacional. Estamos vivendo um momento especial para Garanhuns, que estará respirando cultura no Festival, e com a SBPC trabalhará esta cultura de formação. A UPE está se colocando totalmente à disposição do evento." - Afirmou o gestor.

A programação das atividades em Garanhuns já está à disposição dos interessados na própria UPE e em breve no site da 65ª SBPC, mas a coordenação regional para o Agreste, que está sendo conduzida pelo professor Antônio Pereira Filho, Coordenador Setorial de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, registra que existem atividades em diversas áreas da formação.

A realização da 65ª Reunião Anual é uma realização da própria SBPC e da Universidade Federal de Pernambuco, e conta com o apoio da UPE, além de outras instituições.

Mais informações podem ser obtidas no site do encontro 

INSCRIÇÕES PARA MONITORIA

Continuam abertas as inscrições para o processo seletivo de monitores, exclusivamente para os estudantes de instituições de ensino superior. A previsão inicial é que sejam selecionados 75 monitores para as diversas atividades do evento. Para saber mais, consulte o edital de inscrições nas instituições.

*A SBPC é uma entidade civil sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde a sua fundação em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência.

Com informações da imprensa para o evento.

Para saber mais:
Direção da UPE Garanhuns - Prof. Clóvis Gomes (87) 9647.7772

FIG 2013: Visita técnica na Esplanada Guadalajara

Na manhã desta terça-feira (18), o Governo Municipal, por meio da secretaria de Turismo junto a FUNDARPE e representantes da Polícias Militar e Corpo de Bombeiros realizou uma visita técnica a Esplanada Guadalajara, local que recebe o palco principal direcionado aos shows durante o Festival de Inverno.
A iniciativa teve como objetivo criar um planejamento e uma organização espacial de todos os elementos que compõem a estrutura da Guadalajara durante a festividade. “Nosso interesse nesta edição é criar um sentido organizacional, onde estaremos implementando novos equipamentos como a “house mix” (casa de som) aérea, o mobiliário urbano e principalmente a organização das barracas que compõem a estrutura do local”, destacou Ronaldo Câmara, arquiteto da FUNDARPE.
Ainda segundo Ronaldo, o efeito visual da house mix com o público é muito grande, sendo necessária uma mudança do equipamento, devido ao seu impacto visual. “Geralmente um pequeno número de pessoas eram privilegiadas, já que se posicionavam a frente do equipamento. Já a partir da house mix para trás, o público praticamente não tinha acesso visual ao palco, e o shows eram ouvidos e assistidos pelo telão. Então, o que nós estamos procurando otimizar aqui nesta organização espacial, juntamente a esta estruturação das barracas é criar áreas de convivência, onde iremos trazer mobiliário urbano, praças de alimentação, além de telões nas áreas mais adjacentes ao espaço”, detalhou Ronaldo Câmara.
De acordo com o Capitão da Polícia Militar, Hudson Moura, um reforço significativo por parte da Polícia Militar nos locais de acesso a Guadalajara já está garantido. “Os frequentadores do FIG podem ficar tranquilos pois teremos novamente um reforço por parte da PM, como também as triagens diárias, inibindo que as pessoas entrem com garrafas de vidro, lembrando que os menores só terão acesso após autorização dos pais por escrito. Também todos os locais de entrada e saída serão cercados por tapumes, coordenados por policiais militares que realizarão as revistas. Todas essas ações visam dar uma maior segurança ao público que participará do próximo festival de inverno”, finalizou o Capitão.
Até o início do FIG a expectativa é de que novas visitas técnicas ocorram tanto na Guadalajara quanto nos demais polos como o Parque Euclides Dourado e Pau Pombo, a fim de definir mudanças estruturais que garantam maior comodidade e organização na mais esperada festividade multicultural do interior do Estado.

SAÚDE: Problemas no Hospital Regional Dom Moura, foram discutidos ontem em audiência pública


A Câmara dos Vereadores de Garanhuns, recebeu na manhã de ontem(26), uma audiência pública que discutiu as deficiências do Hospital Regional Dom Moura e a saúde publica como um todo. Estiveram presentes representantes do Conselho Regional de Medicina, representantes da V GERES, representantes do HRDM e do Hospital Infantil, representantes da OAB e Ministério Público, representantes do curso de medicina da UPE em Garanhuns, além de expressiva participação popular, que reuniu estudantes, profissionais de saúde e usuários do SUS.
Vereadora Luzia da Saúde
A discussão foi iniciada pela Vereadora Luzia da Saúde, que foi a responsável pela solicitação da referida audiência pública. Ela elencou problemas como: falta de pagamento ao corpo funcional, falta de profissionais de saúde, falta de equipamentos e medicamentos, além de uma estrutura física insuficiente para a demanda do Hospital, que fica sobrecarregado ao prestar atendimento de saúde básica a pacientes de Garanhuns e Jucati, pelo motivo das duas cidades não terem hospitais municipais para dividir a demanda com o HRDM.
Dra. Ricarda Samara - V GERES
Segundo a Dra. Ricarda Samara, presidente da V GERES, o Hospital Dom Moura é uma centro de referência, e deveria atender apenas a casos que necessitem de um atendimento especializado. 
Dra. Claudia Freitas - CREMEPE
Ela justificou a superlotação do Dom Moura, como reflexos da ineficiência do sistema de saúde básica. O Hospital recebe pacientes de 21 municípios, de cobertura da V GERES, e não dispõe de profissionais de saúde suficientes para prestar esse serviço, segunda a Diretora do conselho do CREMEP, Dra. Claudia Freitas, que foi enfática em comparar a realidade do hospital ao filme “Inferno de Dante”. Em um discurso caloroso, ela solicitou apoio social para a humanização da saúde. “Os médicos trabalham em condições sob humanas no HRDM, com plantões que somam 200 atendimentos, para um único profissional, que tem que ver mortes e sofrimentos, por inadequação da estrutura da unidade de saúde.” Afirma a médica que, já foi residente do Dom Moura, há 22 anos, e afirma que as coisas só pioraram. “A pediatria do HRDM é vergonhosa, hoje, vejo crianças internadas enroladas em trapos que as mães trazem de casa, porque o hospital não disponibiliza nem de roupas esterilizadas para os pacientes.” Completa.
Dr. Marrocos - Plantonista do HRDM
Outro profissional a ser enfático em denunciar o atendimento do hospital, foi o Dr. Marrocos, plantonista do HRDM. “Os médicos não tem condição alguma de trabalho no Dom Moura. Falta até Bisturis elétricos para realização de cirurgias. Nós, profissionais de medicina, trazemos o equipamento e emprestamos aos colegas.” Outro ponto levantado pelo Dr. Marrocos, foi a criação da UPA-E. “Garanhuns não precisa de uma UPA especialidades, que atua como referencia igualmente ao HRDM. Garanhuns, precisa de uma UPA 24Hs, que prestaria atendimentos de Urgência a população, isso desafogaria muito os trabalhos do Dom Moura”. Explica o Médico. 
Outros pontos como reformas intermináveis, falta de ortopedia e falta de Hospital Escola, também permearam a audiência. O Curso de Medicina da UPE, apresentou uma pesquisa feita pela instituição de ensino que aponta o Hospital Regional Dom Moura, registrando duas mortes a cada 24 horas.

Os ânimos no plenário se exaltaram quando o mediador da audiência, o radialista Luciano André, informou que devido ao avançar das horas, as perguntas formuladas pelos populares, passariam por uma triagem antes de serem respondidas.
A audiência pública terminou com um registro em ata, de todas as reivindicações e, com o comprometimento das autoridades presentes, em levar o documento ao Governo Estadual.
O clima que ficou ao final da audiência pública, foi que uma manhã é pouco para discutir os problemas enfrentados pelo Hospital Regional Dom Moura. “Os problemas são tantos que uma manhã é pouco para se falar de tudo, o que foi falado aqui, muitos de nós já sabíamos. Queremos ver soluções. Nem mesmo o secretário de saúde do estado se fez presente. Ficou o gosto de quero mais, o que a população quer são decisões concretas. Que o hospital está sucateado, todo mundo já sabe”. Afirma o Sr. José da Silva, que segurou em todo momento um cartaz de protesto, que pedia: Melhoria para o Hospital Regional Dom Moura. 

Fonte: Jornal Crer em Pernambuco
Imagens e Reportagem: Juliana Dias
Editor chefe: Beto Duran

CIDADE: Coberturas da Praça Irmãos Miranda são colocadas‏



O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, está realizando a colocação das duas coberturas da Praça Irmãos Miranda, localizada no Centro da cidade. No local, existe um terminal de ônibus que atende as demandas das linhas dos bairros. As estruturas têm 212m² e devem estar prontas em 15 dias.
Para o prefeito Izaías Régis, as coberturas trazem benefícios para todos, que aguardavam com expectativa a concretização da obra. “O serviço trará mais beleza e proporcionará mais conforto para as pessoas que utilizam diariamente as paradas de ônibus do local”, ressalta o gestor.