Menu

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cardeal italiano afirma que existia um complô para matar o papa Bento XVI

Cardeal italiano afirma que existia um complô para matar o papa Bento XVI
A renúncia do papa Bento XVI ao cargo tem levantado uma série de questionamentos e tem motivado o aparecimento de diversas teorias sobre o real motivo para Bento XVI se afastar do cargo máximo da Igreja Católica.
Uma dessas teorias traz à tona uma notícia publicada a cerca de um ano pelo jornal italiano Il Fatto Quotidiano, de que existiria um complô para assassinar o pontífice. A notícia é de que o cardeal de Palermo, Paolo Romeo, chegou a relatar para alguns bispos próximos de que estava convencido da existência de um complô para matar Bento XVI.
De acordo com o jornalista Gerson Camarotti, esse seria o real motivo para a renúncia do papa. A reportagem mencionada por Camarotti afirmava que haveria um complô para matar o Papa e que o sucessor seria o cardeal de Milão, Angelo Scola, que hoje é tido como favorito para a sucessão. As informações, segundo o jornalista, tem como fonte um importante prelado brasileiro.
- O Papa não foi assassinado. Mas renunciou ao cargo e agora Scola aparece como favorito. Isso tem sido comentado no Vaticano – afirmou o prelado.
Segundo o jornalista, a revelação teria sido feita pelo cardeal de Palermo numa conversa reservada, durante visita à China, e o relato dessa conversa teria sido entregue ao Papa num documento confidencial escrito em alemão pelo cardeal colombiano Dario Castrillón Hoyos, que é prefeito emérito da Congregação do Clero, e um grande amigo do Papa.
Apesar da repercussão da notícia, Romeo negou as informações e disse que não havia qualquer fundamento na reportagem. Porém o cardeal admitiu ter estado na China em uma viagem pessoal, sem revelar muitos detalhes.
No Vaticano, a notícia foi tratada como mera especulação. O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, afirmou na ocasião que a informação estava “tão fora da realidade e tão pouco séria” que não podia ser levada em consideração.
- Parece incrível e não quero nem comentar – acrescentou o porta-voz em sua declaração sobre o tema.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Atleta cristão é punido por fazer oração de dois segundos antes de evento esportivo nos Estados Unidos

Atleta cristão é punido por fazer oração de dois segundos antes de evento esportivo nos Estados Unidos
Um estudante que pratica Wresler, uma categoria de luta como atividade extracurricular foi punido pelo árbitro de um embate depois de ajoelhar-se por dois segundos e fazer uma breve oração antes de entrar no tatame.
O caso ocorreu no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e a equipe jurídica da Aliança de Defesa da Liberdade (ADF na sigla em inglês) está cobrando explicações sobre o motivo da perda de um ponto por parte do atleta Nicholas Fant.
Segundo a carta enviada por David A. Cortman, um dos advogados da ADF, à Associação de Atletismo do Ensino Médio da Carolina do Norte (NCHSAA), é necessário explicar a violação dos direitos “religiosos depois de um lutador foi penalizado por um reconhecimento a Deus de dois segundos antes de uma partida”.
O advogado ressalta que a entidade tem “o dever constitucional de proteger o direito dos alunos à liberdade de expressão e religião previstos na Primeira Emenda” da Constituição Federal.
O documento foi enviado a Allison Sholar e Whitfield Davis, membros do Conselho da NCHSAA, e cobra uma postura sobre a penalização sofrida por Nicholas Fant no dia 13 de fevereiro, segundo informações do WND.
“Nós não acreditamos que o NCHSAA cumprido esse dever, neste caso, e encontramos os comentários feitos pelo Sr. Whitfield em apoio a decisão do árbitro profundamente preocupantes”, diz o texto na carta enviada pela ADF, que garantiu que irá tomar medidas “para garantir que o direito dos estudantes para expressar a sua fé em eventos da escola de atletismo será respeitado no futuro”.
A entidade de defesa da liberdade afirmou ainda que o atleta havia “praticado suas orações durante toda a temporada sem incidentes”, e que “as ações do árbitro da NCHSAA violou a Primeira Emenda e o direito à liberdade de expressão e liberdade de religião”.
Tim TebowNos Estados Unidos, o atleta cristão Tim Tebow (foto), que disputa da Liga de Futebol Americano (NFL) é conhecido por ajoelhar e orar antes das partidas e após a conquista de touch-downs, e tornou-se uma mania nacional apelidada de “Tebowing”.
Para Cortman, o fato de o atleta “estar ajoelhado para uma oração de dois segundos antes do início de sua partida não era obviamente algum tipo de tática de atraso, mas uma genuína expressão de devoção religiosa”. O advogado ressaltou ainda que “outros lutadores levam dois segundos acenando ou apertando as mãos dos adversários, e essas coisas nunca são penalizadas”, disse ele.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Arena Pernambuco: 90% das obras concluídas


  A Arena Pernambuco está "se vestindo" de forma bem rápida.

De acordo com o boletim enviado pela assessoria de imprensa da Odebrecht, a obra chegou ao 90,10% da obra concluída.

A arquibancada já foi finalizada. A instalação da cobertura está quase toda pronta.

No início de abril, acontece a implantação do gramado, uma das etapas mais aguardadas na construção da Arena. Em uma ação inédita no Brasil, a grama, que está sendo cultivada no Centro de Treinamento do Náutico, será transportada para a arena em sistema de rolos.

No início de março, haverá uma visita da Fifa na Arena Pernambuco.

Fonte: NE10 

Minstério Público investiga segurança e acessibilidade no estádio do Central


Do site do MPPE
A 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, no Agreste do Estado,  abriu um inquérito civil com o objetivo de apurar a ausência de medidas que garantam a acessibilidade e a segurança aos torcedores no estádio Luiz Lacerda.
O procedimento foi aberto com base no Estatuto do Torcedor e depois que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebeu um laudo de vistoria técnica do Corpo de Bombeiros informando irregularidades no local.

O Central Sport Club, proprietário do estádio, e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), responsável pela realização de jogos do Pernambucano Coca-Cola, serão notificados para se pronunciarem.

O inquérito é presidido pelo promotor de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira. O Central e a PFP terão cinco dias para se pronunciar sobre o laudo dos Bombeiros.

Caso não se constate o que foi apontado no laudo dos Bombeiros, o procedimento será arquivado. Não há prazo para conclusão do inquérito.

PE 2013: Sob vaias, Sport vence Serra Talhada no apagar das luzes


 (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)

De boné e camisa preta, o presidente Luciano Bivar assitia ao jogo de camarote. Com a visão privilegiada, viu a Ilha do Retiro vazia. Poucos mais de sete mil torcedores estiveram no estádio. A indeferença veio como sinal de um justo protesto. Com ou sem medalhões em campo, o Sport continua sem alma. Não existe time. Em meio aos xingamentos, Marcos Aurélio conseguiu decretar a vitória rubro-negra sobre o Serra Talhada no apagar das luzes. O apertado placar de 3 a 2 deu os três primeiros pontos mais indigestos do Leão no Estadual. 

Sport
Magrão; Moacir, Gabriel, Maurício e Renê (Cicinho); Fábio Bahia, Rithely e Marcos Aurélio; Gilsinho (Hugo), Roger (Tobi) e Felipe Azevedo. Técnico: Vadão

Serra Talhada
Carlos; Raniere, Negretti e Alex Costa; Baiano, Juninho, Enercino, Kássio (Altemar) e Bebeto; Cristiano Sergipano (Otacílio) e Júnior Ferrim. Técnico: Pedro Manta

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Sandro Meira Ricci
Assintentes: Albert Júnior e Bruno Alcântara
Cartões Amarelos: Maurício, Rithely (S); Alex Costa (ST)
Cartão Vermelho: Hugo (S)
Gols: Felipe Azevedo, Fábio Bahia (aos 19min do 1ºT), Júnior Ferrim (aos 40min do 1ºT), Roger (aos 21min do 2ºT), Alex Costa (aos 30min do 2ºT) e Marcos Aurélio (aos 43min do 2ºT)
Público: 7.101
Renda: R$ 43.074,00

Fonte: SuperEsportes

PE 2013:Pesqueira vence por 3 a 2 e destrona Náutico da liderança do Estadual


Depois de perder para o Santa Cruz de virada na estreia do segundo turno, o Pesqueira jogou contra outro time da capital e dessa vez conseguiu um resultado positivo. Nesta quarta-feira, a equipe derrotou o Náutico por 3 a 2 com gols de Jânio (duas vezes) e Dada. Já o Timbu respondeu com Elton e Rogério, mas não teve o mesmo ímpeto da rodada passada quando goleou o Petrolina por 8 a 0.

Com o resultado, o Pesqueira garantiu os três primeiros pontos da segunda fase e está na parte intermediária da tabela. O Náutico, que pouco produziu nesta quarta-feira no Gigante do Agreste, também tem três pontos e saiu da liderança do Campeonato Pernambucano.

Fonte: Globo Esporte/PE

PE 2013: Santa Cruz vence Belo Jardim por 2x1 e assume liderança do Estadual


Dênis Marques fez o primeiro gol na vitória do Santa Cruz sobre o Belo Jardim (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Embora o placar aponte a vitória do Santa Cruz por 2x1 sobre o Belo Jardim, foi a equipe do Calango que dominou e teve as melhores chances do jogo nesta quarta-feira (27), pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Restou ao Tricolor do Arruda aproveitar os lances de bola parada para conseguir a segunda vitória no Estadual. Dênis Marques abriu o placar, aos 40 minutos do primeiro tempo, e Luciano Sorriso amplicou aos 17 da etapa complementar. Miller descontou para o time da casa, aos 29 do segundo tempo.


Com a segunda vitória consecutiva, o Santa Cruz sobe para a liderança do Pernambucano.

FICHA DO JOGO - BELO JARDIM 1 X 2 SANTA CRUZ

Belo Jardim: Romero; Felipe Almeida (Miller), Alenilson, Eduardo Heré e Fernandinho; Xinho, Júnior Maranhão, Yannick e Douglas; Candinho e André Recife.
Técnico: Leivinha

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Marquinho, César, Vágner e Tiago Costa; Luciano Sorriso, Anderson Pedra, Éverton Heleno (Jefferson Maranhão) e Natan (Danilo Santos); Flávio Recife e Dênis Marques.
Técnico: Marcelo Martelotte

Local: Estádio Mendonção, em Belo Jardim. Árbitro: Cláudio Mercante. Assistentes: Clóvis Amaral e Bruno Vieira. Cartões Amarelos: César, Anderson Pedra (Santa Cruz); Miller, Eduardo Heré (Belo Jardim). Gols: Dênis Marques e Luciano Sorriso (Santa Cruz); Miller (Belo Jardim).

Fonte: NE 10

PE 2013: Chã Grande 1x1 Ypiranga. '' Empate de bom tamanho''


Empate de bom tamanho''

Foto: Jota Júnior/Panorama Esportivo PE

Em jogo válido pela 2ª rodada do 2º turno do Campeonato Pernambucano 2013. O Chã Grande recebeu o Ypiranga na noite desta quarta-feira (27), no estádio Severino Candido Carneiro (Carneirão) em Vitória de Santo Antão.

Em um primeiro tempo bastante movimentado, Chã Grande e Ypiranga, buscaram de todas as formas abrir o marcador, mais acabaram no 0x0.

 No início da etapa complementar, o time do Chã Grande voltou com todo gás e logo aos 26 minutos do segundo tempo em um belo contra ataque puxado pelo lateral Rony no setor esquerdo, ele entrou em profundidade na grande área do Ypiranga e fez o passe, para o atacante Julian, que recebeu a bola, fez a finta no marcador e bateu na saída do goleiro Cley fazendo Chã Grande 1 x 0 Ypiranga. 

Aos 36 minutos, em um cruzamento na área, o atacante Paulo Krauss cabeceou e deixou tudo igual no placar, Chã Grande 1x1 Ypiranga, placar final.

Na próxima rodada o Chã Grande vai ao Recife enfrentar o Náutico nos Aflitos. Já o Ypiranga vai a Petrolina encarar o tigre sertanejo no estádio Paulo Coelho. 

FICHA DO JOGO:

Chã Grande: Davi, Celson (Rony), Eliézio, Daniel e Jaime, Jaíldon, Bia (Juninho), Marcos Mendes e Thiago lima, Julian e Cláudio (Kenned). Técnico: Maurílio Silva

Ypiranga: Cley, Diogo, Danilo, Egon e Beto (torres), Jefferson Pi, Dárcio, Guilherme e Lincon (Carlinhos Gravatá), Assis e Paulo Craus. Técnico: Edson Miolo.

Estádio: Severino Cândido Carneiro. Cidade: Vitória de Sto. Antão
Gols: Julian aos 26' do segundo tempo para o Chã Grande e Paulo Krauss aos 36' do segundo tempo para o Ypiranga.
Árbitro: Neilson Santos

Assistente Nº 1: Fabrício Leite/ Assistente Nº 2: Cleberson Nascimento
4º Árbitro: Alex Sandro Rodrigues

Assessor: Pedro Wanderley /  Delegado: Roberto Ivo

Público e Renda: Não divulgado.

Jota Júnior - Panorama Esportivo PE

PE 2013: Resultados da rodada, classificação e os próximos jogos!

Náutico escapa de punição dura, mas terá de pagar R$7,5 mil de multa


Foto: Uol Esporte

O Náutico foi punido, nesta quinta-feira, e terá de pagar multa de R$7,5 mil por atraso no jogo do dia 29 de setembro, diante do Atlético/GO. A notícia, à primeira vista ruim, ganha outros contornos quando se adiciona a informação de que o clube poderia ter sido mais severamente e ser obrigado a pagar R$215 mil. Para quem não lembra, nesse jogo, a torcida alvirrubra estendeu uma faixa protestando contra arbitragem do Campeonato Brasileiro. A inscrição, em branco sobre fundo preto, dizia: "Não irão nos derrubar no apito".

O árbitro Leandro Pedro Vuaden não gostou da faixa e só permitiu o início do jogo após ela ser retirado - o que acarretou o atraso da partida. O pleno do STJD entendeu que não havia ofensas no protesto e, por isso, absolveu o clube do artigo 191. A multa é referente unicamente à demora em iniciar o jogo - R$ 500 para cada minuto "desperdiçado".

Blog do Torcedor

Preparativos para Pernambucano Sub-20


Diretoria de Competições marca encontro com os 16 clubes participantes para a próxima quinta-feira (07). A abertura do campeonato está marcada para o dia 6 de abril.

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) convida os representantes dos filiados para reunião na sede da entidade visando a adequação de datas e os ajustes finais para o início do Pernambucano Sub-20. Além da participação dos 12 clubes da Série A1 2013, o campeonato contará com mais 4 clubes convidados: América Futebol Clube, Íbis Sport Club, Vera Cruz Futebol Clube e o Clube Atlético Pernambucano.

A competição segue com o mesmo formato do ano anterior, na fase inicial serão quatro grupos com quatro equipes, os três primeiros de cada chave estarão classificados para a segunda fase - formada por dois grupos com seis times. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para as quartas de final do Pernambucano Sub-20 2013. As fases eliminatórias serão disputadas no sistema de ida e volta.

Fonte: Fernanda Durão - Site da Federação Pernambucana de Futebol

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

VÍDEO: Os gols de Barcelona 1x3 Real Madrid pela Copa do Rei. Real na final!


PE 2013: Petrolina x Central. Patativa vai para batalha no Sertão!


''Mesmo morto ainda se respira''. Esta é uma frase que encaixa com a atual situação do Petrolina. Equipe saco de pancadas na competição até então, com apenas derrotas atuado nos seus domínios, a Fera Sertaneja sofreu uma goleada na rodada passada para o Náutico, por 8 a 0 em Recife.

A patativa não terá vida fácil nesta Quarta-Feira. O glorioso sempre que pega uma equipe que briga na parte de baixo da tabela, tem mais dificuldade de vencer do que um adversário bem mais qualificado. 1 a 0 é goleada, e jogando bem ou mal, o importante é a vitória e os três pontos, visto que a partida vai ser complicada e fora de casa.

O técnico Ricardo Oliveira terá a volta ao time de Tallys e Cleber, ambos voltando de suspensão automática. Paulo Vítor deve continuar atuando como lateral esquerdo. No meio, Fernando Pires ganha a vaga de Diego Góis. No ataque, Fumaça pode ir para o banco, e Zulu entrar de frente. Goiano continua como titular. 
Já a fera sertaneja teve a estreia de três novos jogadores na partida passada, diante no Náutico, e tem mais quatro jogadores aguardando regularização, que podem pintar diante da patativa. Bom ou não, de certo é que a equipe não estará entrosada para esta partida.
FICHA TÉCNICA - Petrolina x Central
Estádio: Paulo Coelho, Petrolina
Data: 27 de Fevereiro, ás 20h
Árbitro: Gilberto Freire
Assistentes: Jean Marcel e Ailton José
4º Árbitro: Silvio Cavalcanti

ESCALAÇÕES

Petrolina: Diego, Rogerio, Rafael, Sidney, Jeffinho (Silva); Jamaica, Luiz Felipe, Allan e Geovane; Kleiton e Souza. Técnico: Henrique Rocha.

Central: Rodrigão; Tiago Araújo, Gustavo, Ítalo e Paulo Vítor; Fernando Pires, Cleber, Luiz Fernando e Tallys; Johnathan Goiano e Fumaça (Zulu). Técnico: Ricardo Oliveira.
Por João Neto / Blog Movimento Coração Alvinegro.

PE 2013: Sport x Serra Talhada!


 Ficha técnica

Sport - Magrão, Moacir, Gabriel, Mateus e Renê; Fábio Bahia, Rithelly e Marcos Aurélio; Felipe Azevedo, Roger e Gilsinho. Técnico: Vadão.

Serra Talhada - Carlos; Baiano, Alex, Negretti e Ranieri; Enercino, Juninho, Kássio e Bebeto; Cristiano Sergipano e Junior Ferrim. Técnico: Pedro Manta.

Local: Ilha do Retiro.
Horário: 20h.
Árbitro: Sandro Meira Ricci. Assistentes: Albert Júnior e Bruno Alcântara.Ingressos: R$ 10 (Sócio e estudante), R$ 20 arquibancada, R$ 8 (arquibancada atrás do gol).

PE 2013: Hoje, Pesqueira x Náutico


 

FICHA DA PARTIDA - PESQUEIRA X NÁUTICO

Pesqueira - Geday; Oseas, Stanley, Jonny e Zé Eduardo; Janio, Franklin e Laercio; Theo, Neto e Jonathan. Técnico: Humberto Santos.

Náutico - Felipe; Auremir, Alemão, Luis Eduardo e Bruno Collaço; Elicarlos; Marcos Paulo e Giovanni Augusto; Renato (Vinícius Pacheco), Rogério e Élton. Técnico: Vágner Mancini.

Pernambucano Coca-Cola. Local: Gigante do Agreste, Garanhuns. Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Auxiliares: Jossemar Diniz e Wlademir Lins.

PE 2013: Belo Jardim x Santa Cruz


FICHA DO JOGO

Belo Jardim: Romero; Felipe Almeida, Alenilson, Eduardo Heré e Fernandinho; Xinho, Júnior Maranhão, Yannick e Douglas; Candinho e André Recife.

Técnico: Leivinha

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Marquinho, César, Vágner e Tiago Costa; Luciano Sorriso, Anderson Pedra, Éverton Heleno e Natan; Flávio Recife e Dênis Marques.

Técnico: Marcelo Martelotte

Local: Estádio Mendonção, em Belo Jardim. Horário: 22h. Árbitro: Cláudio Mercante. Assistentes: Clóvis Amaral e Bruno Vieira.

PE 2013: Jogos de hoje pela 2ª rodada do 2º turno!



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Israel x Irã e o Lugar da Igreja
“Não creio que o povo americano tenha que temer o Irã. Eles não representam ameaça para nós. Eles não possuem 1 bomba nuclear, não tem os meios para construí-la. Israel no entanto, possui 300 bombas nucleares e nunca admitiu inspeção em suas instalações… Não há razão para uma guerra… há aqueles que querem a guerra. Se houver uma invasão, as consequências serão desastrosas…(referindo-se a intervenção Russa, a 2ª ou 3ª maior potência bélica do mundo, que não apoia a interferência americana no Oriente). Lembre-se do que aconteceu ao Iraque…” -
Pat BuchananEstrategista e analista de guerra, político americano conservador da direita
É noite na cidade do deserto. As ruas vazias e o assobio do vento frio enfeitam o quadro do escuro desta noite sem luar. De vez em quando espio pela janela uma poça restante da chuva anterior. É tudo o que vejo no terreno a frente. Difícil acreditar que apesar do cenário sereno, 50 km (ou menos) nos separam das batalhas mais sangrentas que o conflito na Síria desenvolve. Entretanto, as notícias cruzam rapidamente a fronteira e nos fazem saber que a destruição e a dor não cessaram.Após o ataque cirúrgico da força aérea israelense na Síria semana passada, os rumores de guerra se fizeram ouvir de forma ainda mais proeminente. Eu, porém, não tenho mais certeza quem ameaça quem neste jogo político de war propaganda.Semana passada recebi 1 comentário no meu facebook de um fervoroso fundamentalista creio eu, americano que a respeito do meu trabalho disse: A irmã deveria ler a Bíblia. As profecias já falavam que a Síria seria destruída. Na verdade, o comentário foi muito menos gentil do que isto. Mas o que me assustou não foi a ignorância quanto a Palavra de Deus e seu contexto, porém, a falta de compaixão pelos perdidos das nações que estas palavras expressaram.Das aberrações dos milhares e milhares de judaizantes enlatados em nossas igrejas, o que mais me assusta é isto: quando celebram em rituais a Arca da Aliança, reconsagram em dias festivos o Templo de Salomão, beijam e ungem a Bandeira do Estado de Israel, proclamam no melhor estiloOld Testament a morte e a destruição dos “inimigos” e executam todo tipo de simbologia pagã banhada na herança babilônica. Sua histeria (o que chamam de unção) é primária. Sua obsessão por dinheiro é conhecida. Seu desejo pela guerra é odioso. De forma fanática proclamam um amor farisaico ao Estado de Israel, nem que precisem desejar a morte de milhões de árabes para que o Estado prevaleça (mas será que ninguém vê que este não é o Evangelho de Jesus Cristo, o pobre Nazareno?).Quem sabe este realmente é o tempo do fim e a cegueira já afetou muitos. Afinal, neste Tempo o amor de muitos esfriaria:Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24. 10-12Para mim o maior sinal da presença do Espirito Santo na vida de alguém continua sendo a compaixão, um dos significados da palavraamor. Foi por isto que Jesus morreu. Por amor as tribos de todas as nações da terra, sem exceção e sem exclusão. O coração dele bate por todos, da China, a Arábia Saudita, da América ao Irã. Se, temos Jesus no coração e não amamos como Ele, há algo errado.Não estou generalizando, pois amo o povo Judeu e respeito minha herança. Eles também carecem de salvação. Amo a terra onde o sangue do meu Senhor foi vertido.  Aqui não me interessa polemizar e muito menos discutir política.  O que me interessa são os milhões que estão indo para a matança. Eles estão no Brasil e no mundo. Alguns, como os refugiados da Guerra da Síria, enfrentando as situações mais calamitosas da face da terra. É só disso que estou falando. Ore por nós! Apaixone-se pelos perdidos das nações. E demonstre seu amor na prática. Envolva-se! Para eles, é só uma questão de tempo até que seja tarde demais.
Com amor,
Sua irmã, Raquel ElanaEscrevendo da fronteira.

Entre a religiosidade e a vida comunitária

Entre a religiosidade e a vida comunitária
O movimento dos ‘sem igreja” cresce notavelmente. Não é um movimento rebelde ou mesmo prepotente. Em sua grande maioria, as pessoas que aderem a este estilo de vida se declaram cristãos, praticam os ensinamentos do evangelho e teologicamente não se diferenciam da maioria das denominações em nosso tempo, apenas decidiram viver suas vidas a parte de qualquer estrutura religiosa, inclusive das igrejas institucionais que passo a chamar aqui de igreja local.
Compreendo claramente seus anseios, que é basicamente experimentar um relacionamento com Deus e com seus irmãos da fé sem filiação formal a uma estrutura que pode roubar-lhes a espontaneidade e lançar-lhes num ambiente vazio e sem significado chamado religiosidade. É um caminho. É preciso respeitar. Os chamados Pais da espiritualidade já fizeram isso há muito tempo. Se estão certos ou errados, o tempo vai dizer.
Mas enquanto o tempo não julga, quero refletir sobre o tema. Seria esta a via mais correta? Como pastor de uma igreja local já podem imaginar que minha resposta é não. Mas não é apenas por isso e sim porque realmente creio na igreja, não apenas na invisível e intangível, que prescinde de placas e CNPJ, mas na visível, estruturada, institucional e por isso criticável. Os riscos de se pertencer a uma igreja local são imensos, afinal seremos expostos a uma série de compromissos que não estão nas Escrituras. São convenções humanas que foram estabelecidas para o bom convívio. Ou você já achou na sua Bíblia que o culto deve começar as 10h da manhã de domingo logo após a EBD? Relaxe! Sim, é uma estrutura humana que é organizada por pessoas que falham e estão sempre se corrigindo e pedindo perdão.
Um dos textos que mais gosto sobre o tema é quando Paulo fala que é necessário que existam divisões dentro da igreja:
Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio.
Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados. 
1 Coríntios 11:18-19
Não, não estou defendendo rebeldia ou mesmo partidarismo. Mas o que penso ser lindo na reflexão de Paulo é que na igreja existe algo mais profundo do que nossos gostos pessoais, e haverão divergências em todo o tempo! E é neste momento que teremos a oportunidade de exercitar este algo mais profundo que é o amor ao próximo, no caso seu irmão dentro da igreja, atitude que o Paulo vai chamar de APROVADO.
Como experimentar isso sem se comprometer com estruturas? Sim, estruturas cheias de falhas e defeitos. Que muitas vezes é o ambiente da graça, mas às vezes não. Mas é lá que temos a oportunidade de sermos provados e aprovados. É fato que muitos que estão dentro das igrejas locais hoje não tem este tipo de senso crítico e passam a idolatrar as estruturas e fazem dos seus ritualismos a sua fé, por isso experimentam uma fé vazia e sem sentido, que os “sem igreja” abominam e eu também.
Mas é também lá na instituição que sou semanalmente incomodado a me adaptar ao programa de ensino da igreja, aos horários da igreja, as regras humanas da igreja e as pessoas que compõem a liderança da igreja. Isto tudo me ajuda a pautar a minha vida e cria um espelho de como anda a minha fé. Você talvez diria que deveríamos poder viver sem estruturas e numa fé simples e sem igrejas locais formais. Quem sabe um dia, quando nossa fé for suficiente, por enquanto, vamos ficar com o conselho do escritor de Hebreus:
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.  Hebreus 10.25
pr Osmar

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Barco que levava membros de Igreja Batista a um culto naufraga no interior do Amazonas



Barco que levava membros de Igreja Batista a um culto naufraga no interior do Amazonas

Na madrugada desse sábado (16), um barco naufragou na Boca do Juma, município do Careiro Castanho (AM), que fica a cerca de 24 km de Manaus. A embarcação, que se chama Comandante Bacurau, levava cerca de trinta membros de uma Igreja Batista a um evento religioso na comunidade de Tupana.
De acordo com o G1, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas, coronel Antônio Dias, informou que o barco estava atracado no momento do naufrágio, o que facilitou a fuga dos passageiros. Ao fazer uma recontagem das pessoas que estavam na embarcação, foi constatado que uma delas estava desaparecida.
O Corpo de Bombeiros iniciou em seguida a busca pelo desaparecido durante o naufrágio, e encontrou o corpo da vítima no final da tarde de sábado. O homem, que ainda não teve a identidade revelada, foi a única vítima do naufrágio. Segundo Comando de Policiamento do Interior (CPI), o acidente só não teve maior número de vítimas, porque o barco estava atracado, o que teria facilitado a saída dos outros ocupantes da embarcação.
Por Dan Martins, para o Gospel+

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013



Veja os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões Foto: AFP
Veja os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões
Foto: AFP

O sorteio realizado nesta quinta-feira na sede da Uefa em Nion, na Suíça, definiu os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa de 2012/2013. Os dois duelos de maior destaque são Barcelona x Milan e Manchester United x Real Madrid.
A fase de oitavas de final da Liga dos Campeões reúne times que foram primeiros colocados da fase de grupos do torneio contra times que foram segundos colocados. As equipes que venceram seus grupos disputam a partida de volta da eliminatória em casa. Os jogos de ida acontecem em 12, 13, 19 e 20 de fevereiro de 2013; já os de volta estão marcados para 5, 6, 12 e 13 de março. Serão duas partidas por dia. A final será realizada no Estádio de Wembley, em Londres, em 25 de maio.
Barcelona e Milan já se enfrentaram nas quartas de final da Liga dos Campeões na última temporada, quando a equipe espanhola se classificou ao vencer por 3 a 1 no Estádio Camp Nou; antes, havia ocorrido empate por 0 a 0 no San Siro. O Milan encara um adversário considerado difícil após terminar na vice-liderança do Grupo C na fase anterior, atrás do Málaga, que pega nas oitavas de final o Porto. 
Outro destaque das oitavas de final será o encontro entre Manchester United x Real Madrid. Esta será a primeira vez em que o atacante Cristiano Ronaldo enfrentará o ex-clube, o qual deixou em 2009. Pelo time inglês, o português venceu a Liga dos Campeões em 2008, mesmo ano no qual foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo.
O último duelo opondo Manchester United e Real Madrid no evento ocorreu na temporada 2002/2003, quando o time espanhol levou a melhor nas quartas de final. Na ocasião, o Real venceu o jogo de ida, no Santiago Bernabéu, por 3 a 1, e perdeu o de volta, no Old Trafford, por 4 a 3.
Atual campeão do principal torneio europeu, o Chelsea foi eliminado na fase de grupos ao acabar no terceiro lugar do Grupo E. Foi a primeira vez em que o detentor do título não passou de fase. Essa chave foi liderada pela Juventus, que desafia o Celtic nas oitavas de final. Vice-campeão na temporada anterior, o Bayern de Munique enfrentará o Arsenal.
Os outros duelos do mata-mata são: Schalke 04 x Galatasaray, Borussia Dormund x Shakhtar Donetsk e Paris Saint-Germain x Valencia.
O sorteio teve como mestre de cerimônias o suíço Gianni Infantino, secretário-geral da Uefa. Ele contou com o auxílio do ex-meia inglês Steve McManaman, 40 anos. O ex-jogador de Liverpool, Real Madrid e Manchester City é o embaixador da final da Liga dos Campeões desta temporada.
Confira os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa:
(Os times localizados à esquerda venceram seus grupos na fase anterior e jogarão a partida de volta em casa)
Schalke 04 x Galatasaray
Juventus x Celtic
Bayern de Munique x Arsenal
Borussia Dormund x Shakhtar Donetsk
Barcelona x Milan
Manchester United x Real Madrid
Paris Saint-Germain x Valencia
Málaga x Porto
Campeonatos europeus ao vivo
Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.
Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e