Menu

sábado, 9 de fevereiro de 2013

O Caminho

O Mapa

The boy had never seen his father study a map so carefully.

O menino olha seu pai estudando um mapa da cidade. Ele pergunta, "Porque precisa de um mapa?"
O pai responde, "Porque vamos aonde nunca fomos antes. Talvez eu posso achar emprego nesta cidade."
O menino continua pensando. De repente ele diz, "Pai, meu aniversário está chegando logo. Eu não deveria pedir muito mas há uma coisa que o senhor pode me dar."
"Eu vou lhe dar o que posso, filho. Que é que você está querendo?"
"Um Mapa", o menino responde.
O pai fica curioso. "Porque você quer um mapa"?
O menino explica, "Eu já estou ficando grande, e vou a lugares que nunca fui antes. E o senhor me disse, "Para isso a gente precisa de um mapa".
Imagine voce no lugar do pai ou da mãe. O que você daria ao seu filho para lhe dar direção para a sua vida?
Porque Considerar a Bíblia?
Considere a Bíblia como o mapa para a vida. A sabedoria dela atrevessa muitos séculos, mas ainda hoje em dia milhões acham sua mensagem tão refrescante e relevante como sempre. Pessoas descobrem que os seus princípios são válidos no dia a dia e em todas as fases da vida. Eles descobrem propósito na vida. Esse propósito lhes dá esperança agora e para o futuro – até mesmo além desta vida. Eles acreditam num lar com Deus para sempre. Em outras palavras, eles acreditam na Bíblia quando a mesma se declara falar por Deus.
Ao buscar um mapa para a vida, considere as afirmações da Bíblia. Vez após vez, nos assegura que é a pura palavra do nosso Criador. Sim o Mapa para a vida.
Em mais que 2,000 lugares os profetas da Bíblia falam coisas como estas:
    O Senhor me disse . . .
    Estas são as palavras do Senhor . . .
    O Senhor diz assim . . .
Moses said the Ten Commandments were written by the finger of God on stone tablets.
Moisés disse que as leis de Deus, os Dez Mandamentos, foram escritas "pelo dedo de Deus" em tábuas de pedra (Éxodo 31:18). Ele relatou que Deus falou com ele "face a face, como um homem fala com seu amigo" (Êxodo 33:11).
O Rei David disse,
O Espírito do Senhor falou por meio de mim; Sua palavra estava na minha língua (2 Samuel 23:2-3).
O profeta Jeremias escreveu,
Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras (Jeremias 1:9).
Devemos perguntar seriamente, "Esses profetas tinham o mau hábito de mentir? Ou estavam falando a verdade, e Deus realmente falou por meio deles?"
Jesus nos assegura que os profetas da Bíblia falavam a verdade.
  • Ele tinha confiança nos seus relatórios da história (Mateus 12:40; 24:37-39).
  • Ele confiava em todos os seus escritos - também chamados Escrituras - e nos ensinou a ter a mesma confiança (Mateus 5:17-19; Lucas 16:17,29; 24:27,44; João 5:39-47).
  • Ele baseou seus ensinamentos nas exatas palavras que eles usaram (Mateus 19:5-6). Ele perguntou, "Vocês não leram o que Deus lhes disse?" (Mateus 22:31-32).
  • Ele nos lembrou, "As Escrituras não podem falhar" (João 10:35).
Os apóstolos (que falavam por Jesus) Paulo e Pedro ensinavam a mesma coisa.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra"(2 Timóteo 3:16-17).
"Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens (santos) falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:21).

O Livro
Como pode um livro chegar a ter tal título - O Livro? A Bíblia plenamente merece tal título especial. Não importa como a gente olha os fatos sobre livros, a Bíblia se destaca muito como O Livro.
CÓPIAS ANTIGAS
Quantas cópias antigas do Novo Testamento ainda existem? Somente na língua original, bem mais que 4,000. A mais velha dessas teve sua orígem próxmo ao tempo quando o Novo Testamento foi escrito. Entre escritos antigos, nenhuma outra coleção é confirmada por tanta evidência.
TRADUÇÕES
A Bíblia, no princípio, foi escrita no Hebràico, Aramáico e Grego. Veio a existir em nossas línguas modernas através de tradução. A mensagem da Bíblia é tão importante que tem sido traduzida em 2,000 idiomas. Nenhum outro livro tem sido traduzido mais amplamente, e essa tendência continua.
IMPRESSÃO
A Bíblia foi o primeiro livro impresso para pessoas comuns. Permanece o livro mais impresso, circulado e lido de todos os tempos (bilhões mais que o próximo mais impresso).
HONESTIDADE
A verdade e honestidade total da Bíblia faz com que seja bem diferente de outros livros de história antiga. A Bíblia mostra tanto o mal como o bem, até mesmo dos maiores líderes de Israel. Quer rei, quer escravo, rico ou pobre, homem ou mulher, todos eram medidos pela mesma regra, "a lei do Senhor".
ADEPTOS
Mais de um quarto da população do mundo alega alguma crença na Bíblia. Três grandes religiões do mundo têm suas raizes ligadas à Bíblia. Qualquer pessoa que busca um Mapa para a vida deveria considerar a Bíblia.
REDAÇÃO
Jesus trusted the prophets writings, and taught us to have the same trust.
Jesus confiava nos escritos dos profetas e nos ensinou a ter a mesma confiança. A Bíblia foi escrita por 40 homens durante um período de mais que 1,500 anos. A maioria desses escritores não viveram ao mesmo tempo. Eles não podiam trabalhar juntos de qualquer maneira direta. Mesmo assim a Biblía tem uma história contínua fluando através dela.
O LIVRO DE LIVROS
A Bíblia merece este título porque se destaca entre livros. Mas, em outro sentido, é O Livro de Livros porque é uma biblioteca. Os primeiros 39 livros dela constituem o Velho Testamento. Foram Escritos principalmente na língua Hebráica entre 1,500 e 400 anos antes de Cristo. (Muitos hoje em dia dividem a história em duas partes: a.C. refere-se ao tempo antes do nascimento de Jesus Cristo. d.C. refere-se ao tempo depois do nascimento de Jesus.) Os livros do Novo Testamento completam o Evangelho – que significa Boas Novas – sobre Jesus. Juntos estes 66 escritos formam um quadro completo e unido. Nenhum outro livro jamais foi escrito assim. Do jeito mais incrível, a Bíblia une séculos de história com a mais alta sabedoria. Acima de tudo, nos mostra o Caminho para voltar para casa com Deus.

Quais São Suas Necessidades?
Há muitas razões para levar a Bíblia a sério. Entre elas é a sabedoria prática para ter uma vida de sucesso. Qual é a sua necessidade? Veja se a Bíblia oferece ajuda para aquela necessidade ou sua raiz.
A NECESSIDADE DE AMOR
"Pois Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
"Vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:20).
NECESSIDADE DE FAMÍLIA
"Em amor nos predestinou (planejou) para ele, para a adoção de filhos" (Efésios 1:4-5).
"Já não sois estrangeiros e peregrinos, mas... da família de Deus" (Efésios 2:19).
NECESSIDADE DA VIDA
"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10).
Jesus disse a ela, "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11:25).
NECESSIDADE DE UM GUIA
"Desde a infância sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (2 Timóteo 3:15).
"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida" (Tiago 1:5).
NECESSIDADE DE FORÇA
"Tudo é possível ao que crê ... Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível" (Marcos 9:23; 10:27).
"Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (I Coríntios 10:13).
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).
NECESSIDADE DE SEGURANÇA
"O meu Socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra ... O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada" (Salmos 121:2, 7-8).
"De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?" (Hebreus 13:5-6).
NECESSIDADE DE PERDÃO
"Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados" (Atos 2:38).
"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (I João 1:9).
NECISSIDADE DE SAÚDE
"Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração...E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará" (Tiago 5:13,15).
NECESSIDADE DE PAZ
"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças, E a paz de Deus, que excede todo o entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7).
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27).
NECESSIDADE DE COMIDA E ROUPAS
"E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? ... Buscai, pois em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:28,33).
"Fui moço e já, agora sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão. É sempre compassivo e empresta, e a sua descendência será uma bêncão" (Salmo 37:25-26).
NECESSIDADE DE AMIZADE
"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos ... Já nos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer" (I João 15:13,15).
NECESSIDADE DE ESPERANÇA
"Segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível--- reservada nos céus para vós outros" (I Pedro 1:3-4).
"A esperança proposta, a qual temos por âncora da alma, segura e firme" (Hebreus 6:19).
TODAS AS SUAS NECESSIDADES
"Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra" (2 Corintíos 9:8).
"O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades" (Filipenses 4:19).

Relacionamento
A verdade é, sejamos jovens ou velhos, todos nós estamos indo para onde nunca fomos antes.
Mais Que "Religião"
Quando a Bíblia está atendendo às suas necessidades, você sente a importância de relacionamento? "Encontramos as riquezas gloriosas de Deus "em Cristo Jesus" (Filipenses 4:19).
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo. (Efésios 1:3).
Algumas pessoas encaram o Cristianismo como apenas mais uma "religião". Mas a palavra "religião" é rara na Bíblia. Duas vezes onde se aplica ao Cristianismo, "religião" é caracterizada como sem valor se não cuida das pessoas necessitadas (I Timóteo 5:4; Tiago 1:26-27). A Bíblia chama você. Esta chamada é para encontrar uma pessoa, e não apenas planos ou idéias. Esta chamada enfatiza relacionamentos, e não rituais. De fato, as regras principais têm a ver com amor, primeiro para Deus e depois uns para os outros (Marcos 12:30-31).
Infelizmente, alguns julgam Cristo sem o conhecer. Eles ouviram coisas sobre Ele, que podem incluir muitas coisas erradas.
  • Guerras, crueldade e crimes cometidos em nome dEle.
  • Regras penosas impostas em nome dEle.
  • Supostos "milagres" afirmados em nome dEle.
  • Hipócritas que cobrem suas mentiras em nome dEle.
  • Líderes que ficam ricos e poderosos em nome dEle.
  • Governos e nações supostamente "Cristãos" que fazem o mal.
Tais males são exatamente opostos à vida e aos ensinamentos de Jesus. JJesus e seus apóstolos advertiram que os inimigos dariam o caminho de Cristo uma má fama (destruir sua reputação).
"Haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresies destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou...Muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade" (2 Pedro 2:1-1).
O Caminho da Verdade
PPedro mostra que ele segue "o caminho da verdade" dado por Jesus. Ele adverte contra "caminhos vergonhosos" dos outros. Eles usam o nome dEle, mas são inimigos que lutam contra ele (Mateus 7:15-23; 13:24-30, 36-43; 24:24). Eles torcem e mudam o Cristianismo para seus próprios propósitos egoístas (2 Timóteo 3:5; 4:3-4).
There may seem to be many roads, but in reality they come down to two choices.
Como podemos distinguir entre "o caminho da verdade" e falsos Caminhos? Aqui está o valor maior da Bíblia: Ela descreve o Caminho desde o princípio. Ela mantém a verdade segura para todas as épocas do futuro. Deste registro original podemos conhecer o verdadeiro Jesus. Podemos aprender o Cristianismo que Jesus criou e mantém.
A chave é a Bíblia. É por isso que te convidamos a entrar na experiência Bíblica. Nestes cursos da Escola Bíblica Mundial, todas as perguntas que valem para a nota vêm das próprias Escrituras. A Palavra de Deus é a fonte pura---o registro único, confiável e respeitado de Jesus e Seu Caminho. Regras e divisões criadas pelos homens vieram depois, e elas se transformaram em muitas ribeirões sujas no Christianismo. A prova nesta lição não terá perguntas sobre qualquer dessas, e nem sobre as opiniões de qualquer um. Pelo contrário nosso propósito é voltar até a fonte que flua de Deus mesmo. Buscamos o verdadeiro Jesus. Desejamos aprender o caminho dEle, como Ele o revelou no início. Se você compartilhar desse desejo, une-se conosco numa jornada para dentro do coração das Boas Novas.

O Caminho Para a Fé
O Novo Testamento conta a história de Jesus. Os primeiros quarto livros - Mateus, Marcos, Lucas e João - relatam o tempo dele no mundo. O Livro de Atos mostra o resultado, quando mais e mais pessoas creram em Jesus como o Cristo ("Cristo" vem do Grego, e "Messias" do Hebráico; Ambos referem-se ao supremo Rei prometido pelo Velho Testamento.) O livro de Atos mostra exemplos detalhados de como pessoas tornaram-se "Cristãs" --- seguidoras de Cristo. Em Atos 8 encontramos a jornada de um homem. Começa por contar como o homem ouviu as Boas Novas de Jesus pela primeira vez. Termina com a resposta alegre do homem a Jesus. Vamos nos ajuntar a este homem---um homem sincero da Etiópia que que estava buscando a verdade---na sua jornada de fé. O ajudante dele na jornada é Filipe, um Cristão que compartilha as Boas Novas de Jesus para onde quer que ele viaje.
A Jornada
"Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías. Então disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanhe-o" (Atos 8:27-29).
O encontro de Filipe com o Etíope não é um por acaso. Filipe está numa missão. O Espírito de Deus está operando para juntar Filipe com o Etíope. De um jeito parecido, cremos que encontros importantes vêm de Deus, e não apenas por acaso. Deus se importa conosco. Ele sabe como as Boas Novas satisfazem nossas necessidades mais profundas. Deus especialmente deseja que os que estão buscando-O de verdade O encontrem. O Etíope é um ministro importante do governo, porém ele toma o tempo para viajar a Jerusalém, o centro histórico de culto. Agora, na sua volta, ele está lendo uma cópia de "Isaías o profeta." E você...você está buscando? Você reconhece que Deus está operando - neste momento mesmo - para satisfazer suas necessidades? Seu coração está aberto a novas descobertas da palavra dEle?
O Guia
"Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele" (Atos 8:30-31).
Talvez, as vezes, você também pergunta, "Como eu posso compreender?" As vezes precisamos de ajuda. Considere, por exemplo, o que o Etíope está lendo de Isaías 53. Alguém está sofrendo em siléncio. Ele está sendo julgado injustamente. Ele está sendo executado. Quem é este homem e o que significa isso? A Bíblia gera perguntas e providencia as respostas. Um guia pode te ajudar a encontrar seu caminho pela Bíblia. A Escola Bíblica Mundial existe para servir como um guia para você, como Filipe. Quando você está estudando os cursos da EBM, seu ajudante de Estudo estará ao seu lado também, ajudando você a encontrar as respostas biblicas para suas perguntas e suas necessidades.
A Escritura
"O eunuco estava lendo esta passágem de Escritura: "Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca. Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada" (Atos 8:32-33).
O Etíope está lendo do cápitulo 53 de Isaías, escrito pelo profeta Isaías em mais ou menos 700 a.C. Isaías prediz o sucesso e a glória do especial "Servo" of Deus (por exemplo, Isaías 52:13). Apesar disso, Isaías 53 descreve em grande detalhe a morte horrível do Servo---"Da terra sua vida é tirada" (Atos 8:33; Isaías 53:8). A surpresa continua. A profecia de Isaías depois prediz o prazer do Servo por causa dos resultados da morte dEle.
Depois do sofrimento de sua alma, "Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; O Justo com seu conhecimento justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si" (Isaías 53:11).
Por que o Servo se sentirá satisfeito? Porque Seu sacrifício vai "justificar" as pessoas (fazê-las bem com Deus). Como? Ele vai tirar dos pecadores seus fardos de iniqüidade (pecado) e colocar o pêso sobre si mesmo.
"Todos nós andávamos degarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos."(Isaías 53:6,11).
O Servo próprio é inocente e puro (Isaías 53:9). Por que Ele tomaria nossos pecados sobre si mesmo? Isaías 53:10 diz, "Ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado". Estas palavras são incríveis, já que Isaías seguia a Lei de Moisés. Naquela Lei, as palavras "oferta de culpa" sempre se aplicava a animaís perfeitos mortos pelos pecados do povo. Deus odiava o sacrificar seres humanos. Mesmo assim, pelo poder de Deus, Isaías preveu um ser humano como a "oferta de culpa". Deus ia sacrificar seu Servo para resgatar "nós todos" dos nossos pecados.
As Boas Novas
O eunuco perguntou a Filipe, "Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus"(Atos 8:34-35). Ele lhe contou as Boas Novas.
Quem é este Servo sacrificado? Filipe aponta para Jesus. Porém Isaías foi escrito mais que 700 anos antes do nascimento de Jesus (A cópia mais antiga que ainda existe foi escrita bem antes do nascimento de Jesus). Como podia Isaías predisser tantas detalhes da tortura que, de fato, Jesus sofreu? Como podia Isaías predisser - muito tempo antes de Jesus ser pregado numa cruz de madeira - o sacrifício humano para remover todos nossos pecados? Somente Deus tem o poder para predisser e de cumprir desta forma.
Quando Filipe e o Etíope encontram, não tem passado muito tempo desde que Jesus morreu com grande dor numa cruz Romana. Mesmo assim Filipe tem Boas Novas sobre Jesus! São novas sobre uma Pessoa, não meramente sobre novas idéias da religião. Estas são novas com um Nome!
Quando Isaías predisse a vinda de Jesus, ele lhe deu os nomes mais elevados. Como outros profetas da Bíblia, Isaías enfatizou que existe somente um Deus (Isaías 43:10-11; 44:6). Mesmo assim Isaías predisse o nascimento de um Filho que seria, com toda razão, chamado "Deus."
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, venha paz sem fim sobre o trono de Davi, e sobre o seu reino...para sempre" (Isaías 9:6-7).
Lembre-se que estas palavras foram escritas muito tempo antes do começo do Cristianismo. Elas, e muitas outras passagens, predisseram a vinda do divino Rei (o Messias ou Cristo) da linhagem familiar do Rei Davi. Depois que Jesus morreu e então voltou a vida - como visto e relatado por muitas testemunhas - Ele mostrou como as profecias do Velho Testamento haviam sido cumpridas.
Ele lhes disse, "São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém" (Lucas 24:44-47).
Boas Novas de Perdão
Podemos todos gozar de "perdão" porque Jesus sofreu o castigo que nós merecemos. Nossos pecados nos condenaram. Eles nos separaram de Deus e nos mataram espiritualmente. Quando Jesus deu sua vida na cruz, ele tomou nosso lugar. Agora o Pai nos dá o dom da própria pureza e bondade de seu Filho.
"Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21).
Como podemos ter certeza das promessas de Deus para nós? A volta de Cristo da morte prova a veracidade de suas Boas Novas! É por isso que a morte, sepultamento e ressurreiçao de Jesus estão no coração das Boas Novas.
"Por ele (o evangelho) também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei...Antes de tudo vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressucitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (I Coríntios 15:2-4).
Disse-lhe Jesus, "Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Crês isto?" (João 11:25-26).
Enquanto estamos ouvindo as Boas Novas de Jesus, a mesma pergunta nos vem hoje. Você crê nisso? Se crê, como você deve responder a tais Boas Novas. Qual é a vontade de Deus para você como um que crê?
A Resposta de Alegria
"Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: ‘Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?’... Então mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo" (Atos 8:36-39).
Você pode ver como a fé responde? Filipe compartilha "as Boas Novas sobre Jesus" e imediatamente o Etíope quer ser batizado (Atos 8:35-36). "Batismo" é uma palavra que vem do Grego. Naquela idioma significa uma imersão ou mergulho. O que é que a água tem a ver com as Boas Novas?
João o Batizador era um profeta que preparou pessoas para aceitarem Jesus. Ele o fez por "pregar o batismo de arrependimento para o perdão dos pecados" (Marcos 1:4). "Arrependimento" significa a decisão de mudar, de deixar de viver no pecado e começar a seguir Cristo. Batismo marca aquela mudança com este propósito: "para a remissão dos pecados". Quando Jesus veio, Ele tambám batizava pessoas (João 3:22,26; 4:1). Seus inimigos, inclusive os Fariséus, "rejeitaram o desígnio de Deus" por rejeitar batismo (Lucas 7:30). Nessa ocasião, quando João e Jesus estavam exigindo batismo em água, um dos principais dos Fariséus visitou Jesus. A ele Jesus disse,
"Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (João 3:5).
Assim o próprio Jesus criou o elo entre entrar no reino e "água e Espirito". Este elo continuou quando Jesus enviou seus seguidores para contar as Boas Novas (Mateus 28:18-20; Atos 8:12; 22:16).
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém não crer será condenado" (Marcos 16:15-16).
"Respondeu-lhes Pedro, ‘Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo’...os que aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas" (Atos 2:38,41).
Para Mim?
"Cada um de vós" se aplica a você e a mim também? E por que? Por que o batismo de uma pessoa que creu e se arrependeu é tão essential? Na medida que o Novo Testamento revela sua mensagem, a razão se torna mais clara.
"Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Formos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida" (Romanos 6:3-4).
"Tendo sido sepultados, juntamente com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos" (Colossenses 2:12).
Os eventos do Evangelho não são fatos distantes. Jesus vive hoje. Ele chama você para compartilhar de Sua morte, sepultamento e ressurreição pelo batismo. O resultado é que você é "ressuscitado com Ele pela fé" (Colossenses 2:12, que mostra que batismo é para pessoas que já creram nas Boas Novas). No batismo você se ressuscita com Cristo para "uma nova vida" (Romanos 6:4). Como Romanos mostra, esta é uma vida livre do pecado. Primeiro, Deus não mais vê você como culpado. O sangue de Cristo lava todos os seus pecados e você recebe o dom gratuíto de Deus de pureza completa. Segundo, Deus lhe dá poder para mudar e vencer os hábitos pecaminosos, o poder para viver com Ele e para Ele. Nada jamais poderá te separar deste relacionamento amoroso.
"Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estáo em Cristo Jesus...somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou...". [Nada em toda a criação] poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 8:1,37,39).
Esta "nova vida" começa no batismo do crente (Romanos 6:4). Não é de admirar que o eunuco quer ser batizado imediatamente! A fé dele o leva a obedecer a Jesus. Na água, ele se une com Jesus na sua morte, para que ele possa ressuscitar com Jesus para vida que é "nova" em todos os sentidos. É por isso que o eunuco "foi seguindo seu caminho, cheio de júbilo" (Atos 8:39). Ainda que Filipe fora tirado, o júbilo continua, porque está enfocado no Senhor vivo que promete, "Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação do século" (Mateus 28:20).
Agora, no melhor sentido, o etíope está a caminho para casa, porque Ele encontrou o Caminho! E você....para onde sua vida está indo? Você está cheio de júbilo no relacionamento que o leva para casa? Você conhece o Caminho? Jesus assegura você,
"Eu sou o Caminho e a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai" (João 14:6-7).
Como Filipe, seu Ajudante de Estudo é um amigo para te incentivar e te ajudar com a Palavra de Deus. Por favor tome alguns momentos agora para completar as perguntas sobre a lição. Depois, mande-as para seu Ajudante de Estudo para serem corrigidos, para que você possa receber o primeiro curso em profundidade. Examine o Mapa espiritual de Deus. Aprenda o Caminho para a vida plena que Jesus planeja para você. Que Deus abençoe sua jornada pessoal de descobertas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário