Menu

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Em dia de tragédia, Borussia empata com o Shakhtar Donetsk na Ucrânia


Alemães poderão empatar sem gols ou por 1 a 1 em casa que conseguirão a classificação para as quartas de final da Champions

Por GLOBOESPORTE.COMDonetsk, Ucrânia
30 comentários
O Borussia Dortmund visitou o Shakhtar Donetsk nesta quarta-feira e conseguiu um bom resultado para o jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões. Os ucranianos ficaram em vantagem em duas oportunidades, mas os alemães conseguiram se recuperar e voltam para casa com um empate por 2 a 2. A partida de volta será disputada no dia 5 de março na Alemanha. Empate sem gols ou por 1 a 1 classifica o atual bicampeão da Bundesliga.
Poucas horas antes do duelo, uma tragédia acabou mudando o clima da partida. Um avião que contava com alguns torcedores que viajavam para acompanhar a partida caiu na cidade de Donetsk e deixou quatro mortos. Antes do apito inicial, houve um minuto de silêncio.
Douglas Costa, Shakhtar x Borussia Dortmund (Foto: Reuters)Douglas Costa entrou bem e fez um belo gol para o Shakhtar (Foto: Reuters)
Shakhtar sofre pressão, mas acorda com susto
Apesar de estar jogando como visitante, o Borussia começou atacando mais. Nos minutos iniciais, os alemães chegaram a tentar sete chutes enquanto os ucranianos seguiam sem incomodar o goleiro Weidenfeller. O Dortmund começou timidamente. Kuba, de fora da área, tentou um chute cruzado fraco aos sete minutos, e Reus, de falta, jogou nas mãos do arqueiro rival aos 12.
A brincadeira começou a ficar séria quando o zagueiro Hummels acertou o travessão ao concluir cobrança de escanteio de cabeça aos 16 minutos. O golpe acordou o Shakhtar, que mantinha a pose de bola, mas não chegava ao gol. Fernandinho começou a arriscar alguns chutes, Taison dava trabalho pelo lado esquerdo, mas nada que pudesse tirar o sono do time alemão.
MOSAICO - Shakhtar x Borussia Dortmund (Foto: Editoria de arte/Globoesporte.com)O Shakhtar abriu duas vezes, mas deixou o Borussia empatar (Foto: Editoria de arte/Globoesporte.com)
Ucranianos marcam, mas Dortmund empata em jogada pastelão
Mesmo sendo inferior ao adversário, o Donetsk chegou ao gol primeiro. Aos 30 minutos, Srna cobrou falta no meio do gol. O goleiro estava mal posicionado e pulou tarde demais, permitindo a abertura do placar. O Borussia permaneceu firme e teve calma para buscar o empate, que saiu em um lance inacreditável.
Götze, aos 41 minutos, cruzou para Lewandowski. O goleador dominou, tentou o chute, mas errou a bola. A falha assustou Fernandinho e Rakitskiy, que se chocaram e caíram. O atacante polonês ficou de frente para o goleiro e, desta vez não falhou, chutando colocado no cantinho esquerdo do goleiro. Este foi seu quinto gol em sete partidas.
Douglas Costa entra, faz a diferença, mas Borussia volta a reagir
 Darijo Srna chuta para marcar gol do Shakhtar sobre o Borussia Dortmund (Foto: Reuters)Srna abriu o placar para o Shakhtar (Foto: Reuters)
Na segunda etapa, as duas equipes demoraram a engrenar e o jogo voltou a pegar fogo por causa de uma mudança promovida pelo técnico do Shakhtar aos 17 minutos. Taison, que estava bem na partida, deu lugar a Douglas Costa. Logo em sua primeira jogada criada, o meia ex-Grêmio driblou dois e foi parado com falta.
Graças à boa movimentação, o brasileiro recolocou os ucranianos à frente no placar aos 21. Da defesa, Rakitskiy viu Douglas correr em diagonal no ataque e resolveu fazer o lançamento. O meia dominou com classe e acertou um volei indefensável. Um belo gol. O Dortmund tentou retomar o controle do jogo, mas o responsável por concluir as jogadas parecia não estar em uma noite feliz.
A dobradinha Göetze-Lewandowski voltou a trabalhar aos 27. O meia cruzou para o atacante, que de frente para o gol e sem marcação chutou de voleio para fora. Como os jogadores ofensivos não davam conta do recado, um defensor teve que mostrar como se faz. Em cobrança de escanteio aos 42 minutos, Hummels não precisou pular muito para cabecear para o fundo do gol. Tudo igual e sensação de derrota para os ucranianos.
SHAKHTAR DONETSK 2 X 2 BORUSSIA DORTMUND
Pyatov, Srna, Rakitskiy, Chygrynskiy, Rat, Hübschman, Fernandinho, Mkhitaryan, Taison (Douglas Costa), Alex Teixeira (Eduardo da Silva) e Luiz Adriano.Weidenfeller, Hummels, Piszczek, Felipe Santana, Schmelzer, Kehl, Bender, Reus (Schieber), Kuba (Leitner) e Lewandowski.
Técnico: Mircea LucescuTécnico: Jurgen Klopp
Gols: Srna, aos 30 minutos, e Lewandowski, 41 do 1º tempo; Douglas Costa, aos 21 minutos, e Hummels, aos 42 da segunda etapa.
Cartões amarelos: Fernandinho (Shakhtar).
Estádio: Donbass Arena, Donetsk (Ucrânia). Data: 13/02/2013. Árbitro:Howard Webb (ING)

Nenhum comentário:

Postar um comentário