Menu

sábado, 9 de fevereiro de 2013

PE: opções do Carnaval 2013 vão além de Recife e Olinda

Cortejo Cultural da Bomba do Hemetério misturou frevo, samba, maracatu, bois e caboclinhos no Recife, em Pernambuco, neste domingo (3) Foto: Celso Calheiros / Terra

Cortejo Cultural da Bomba do Hemetério misturou frevo, samba, maracatu, bois e caboclinhos no Recife, em Pernambuco, neste domingo (3)
Foto: Celso Calheiros / Terra



Embora Recife e Olinda concentrem as melhores opções para aqueles que querem brincar, dançar e aproveitar o Carnaval, o Estado de Pernambuco conta também com outras boas opções para curtir a folia. Aqueles que quiserem se divertir em outros municípios contam com opções com maracatu, frevo e manifestações culturais no interior.
Nazaré da Mata, a 65 km do Recife, é conhecida como a terra do maracatu. As apresentações ocorrem nas segundas e terças-feiras e reúnem 32 agremiações, entre elas a mais antiga do País, o Cambinda Brasileira. O maracatu rural é diferente do maracatu apresentado no Recife e em Olinda.
Em Nazaré, são canavieiros enfeitados com fitas coloridas, cravos e chocalhos que fazem a exibição. Além do som forte da percussão, a beleza plástica é notável. Bezerros, a 100km da capital, é a terra do papangu. O personagem é o folião mascarado que fica irreconhecível por causado item que envolve toda a cabeça e do traje que encobre o fantasiado. Domingo é o dia dos pagangus e conta com desfile oficial. A brincadeira começa a partir das 10h e chega a reunir 40 agremiações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário